Artigos Diversos

O processo de soldagem MIG/MAG pode ser definido como um processo de soldagem por fusão, que utiliza o calor de um arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível e a poça. Tanto o arco quanto a poça de fusão são protegidos contra a contaminação pela atmosfera por um gás ou uma mistura de gases.

A expressão aço inoxidável, nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos. Na verdade este tipo de aço não é eterno e sim apresenta geralmente uma maior resistência à corrosão, quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta também uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços, quando, neste caso em par - ticular, recebe a denominação de aço refratário.

Os fabricantes de consumíveis de soldagem que atuam no mercado nacional, na sua grande maioria, seguem a seção Especificação de Materiais das normas. No caso específico da soldagem do alumínio pelos processos TIG e MIG, os metais de adição, varetas e arames, devem atender os requisitos operacionais e metalúrgicos constantes na norma servindo para orientação sobre determinadas características das ligas de adição são utilizadas para cada tipo de funcionalidade durante a soldagem.

Os ferros fundidos são ligas Fe-C que apresentam grande quantidade de carbono em sua composição química. Existem diversos tipos de ferros fundidos, variadas propriedades e cujas principais diferenças são relativas à composição química e aos tratamentos térmicos impostos em seu processamento.

A soldagem com eletrodos revestidos é o processo de soldagem com arco, em que a união é produzida pelo calor do arco criado entre um eletrodo revestido e a peça a soldar.

O processo de soldagem com arame tubular une a alta produtividade do processo MIG-MAG (alto fator de traba - lho, alta taxa de deposição, alto rendimento, processo automatizável) com as vantagens do processo de soldagem por eletrodo revestido, como a alta versatilidade, a possibilidade de ajuste de composição química do metal de solda, a faci - lidade de operação em campo.

  • Página
  • de 1