Skip to main content

Qual o comprimento máximo e a bitola correta do cabo terra para a soldagem?

Saber o comprimento máximo e a bitola correta do cabo terra na soldagem é crucial para garantir uma conexão eficaz e segura

Em primeiro lugar, é essencial para evitar que o cabo superaqueça, danifique outras estruturas ou até mesmo que cause acidentes quando for instalado distante da peça a ser soldada. 

Além disso, um cabo terra adequado ajuda a evitar falhas na transmissão de corrente elétrica. Portanto, faz toda a diferença para assegurar uma soldagem consistente e de qualidade

Mas afinal, para que serve o cabo terra no processo de solda? Qual a sua distância ideal em relação ao ponto de soldagem? A seguir, vamos explicar os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o assunto!

Para que serve o cabo terra no processo de soldagem?

O cabo terra é responsável por conectar a fonte ao circuito de soldagem. Basicamente, é o que permite o fluxo da corrente de solda.

Ele fornece um caminho de retorno para a corrente elétrica, fechando o circuito entre a peça de trabalho e a fonte. Assim, é essencial para garantir uma corrente contínua durante o processo de soldagem, permitindo que o eletrodo deposite metal de maneira consistente. 

Além disso, o cabo terra ajuda a evitar a acumulação de carga elétrica na peça. Dessa forma, ele reduz o risco de choques elétricos para o soldador e contribui para a segurança geral do processo.

Tendo o outro cabo conectado do terminal positivo e ao porta eletrodo ou a tocha de soldagem, com o toque do eletrodo ou arame na peça, teremos a abertura do arco voltaico que permitirá a soldagem. Observe a figura 1 abaixo:

 

Figura 1 – Circuito de soldagem

Há risco de superaquecimento se o cabo for distante da peça de trabalho?

Agora que você sabe para que serve o cabo terra e como ele funciona, é natural se perguntar se há risco de superaquecimento caso ele seja instalado distante do ponto de soldagem. Basicamente, não há risco de o cabo superaquecer se você:

  • Utilizar um cabo de solda de cobre, em conformidade com a norma EN 50525-2-81 e com a bitola necessária para a corrente que irá circular no circuito;
  • Considerar adequadamente o ciclo de trabalho no qual a máquina de solda irá trabalhar;
  • Certificar-se de que prendeu bem a garra negativa na peça de trabalho e que o ponto de contato seja isento de umidade, ferrugem, tintas e óleo. De preferência, use a lixadeira para limpar a área de contato.

Qual a distância ideal do cabo terra do ponto de soldagem?

O circuito de soldagem deve ser o mais curto possível. Além disso, é importante evitar ao máximo que a corrente circule por peças que não façam parte do circuito. 

Isso porque a corrente elétrica circula entre a garra negativa até o ponto em que ocorre a solda. Assim, quando há muitas interferências no lugar em que essa garra é presa, algumas delas podem sobreaquecer com a passagem da corrente elétrica.

Além disso, pode prejudicar a soldagem, por conta do aumento na resistência elétrica do circuito. 

Por exemplo, se você soldar uma grande estrutura metálica, prender o cabo terra na base dela e então soldar a 10 metros deste ponto, a corrente elétrica terá que passar por toda estrutura até chegar ao ponto de soldagem. 

Nesse caso hipotético, ocorreria uma grande perda no meio deste caminho. Também haveria o risco de sobreaquecimento dos cabos e até mesmo da máquina. 

Outro exemplo está na soldagem de automóveis. Muitas vezes, o soldador prende o cabo terra na parte traseira do carro e solda longe deste ponto. Nessas situações, além do risco de aquecimento do cabo, há perigo de danos às peças e circuitos do próprio automóvel.

Existe uma melhor distância para utilizar o cabo terra?

Distância do cabo terra

Ciente sobre as particularidades do cabo terra e sua função, fica mais fácil responder ao seguinte questionamento: existe uma melhor distância para se utilizar o cabo terra durante o processo de solda? A resposta é: sim, a menor distância possível

Além disso, sempre utilize um cabo de solda de cobre com a bitola necessária, considerando ciclo de trabalho adequado. Não se esqueça também de prender bem a garra negativa.

Se você gostou de saber mais sobre o comprimento e bitola do cabo terra, continue bem informado com os melhores conteúdos de soldagem da Balmer! Clique aqui e leia os últimos lançamentos do nosso blog.

Clique e faça um orçamento da linha Easy da Balmer!