Skip to main content

Vida útil dos consumíveis da tocha para corte a plasma: como otimizar?

Preservar a vida útil dos consumíveis da tocha de corte plasma é essencial para manter a qualidade de corte, alta produtividade e baixos custos em operações.

Este artigo visa esclarecer os principais fatores que afetam a durabilidade desses componentes. Além disso, oferecer estratégias eficazes para otimizar o uso deles, garantindo cortes de alta qualidade e reduzindo a necessidade de substituições frequentes. Continue lendo!

Quais itens e consumíveis da tocha de corte plasma exigem mais atenção?

Em primeiro lugar, você precisa conhecer os principais fatores que influenciam a durabilidade dos consumíveis da tocha para corte a plasma. Eles incluem detalhes importantes para o correto uso do sistema, como:

  • Diâmetro da mangueira ou tubulação de ar;
  • Distância entre o sistema de limpeza do ar e a entrada do equipamento de corte a plasma;
  • Eficácia do sistema de limpeza, condensação e regulação do ar comprimido;
  • Vazão do ar;
  • Seleção correta dos consumíveis conforme a espessura da chapa a ser cortada;
  • Qualidade da conexão da garra negativa na chapa;
  • Distância entre o bico de corte e a chapa;
  • Velocidade de corte;
  • Espessura da chapa;
  • Frequência de re-ignição do arco de corte;
  • Capacidade de amperagem correta do consumível a ser utilizado.

Ciente desses fatores, veja quais consumíveis da tocha para corte a plasma mais exigem atenção quanto ao desgaste: 

Eletrodo de corte

O eletrodo de corte conta com a presença de Háfnio em sua ponta, que tem por objetivo aumentar a durabilidade do eletrodo e promover a ignição do arco.

Como aumentar a durabilidade?

O Háfnio é um elemento crucial para o eletrodo de corte. Seu desgaste está relacionado com os fatores que foram listados logo acima. Portanto, se os procedimentos recomendados forem seguidos, a durabilidade do eletrodo de corte será consideravelmente elevada.

Manter a velocidade de corte ideal e a distância correta entre o bico de corte e a chapa metálica, são fatores que contribuem diretamente no aumento da vida útil do Háfnio, e consequentemente, do eletrodo de corte plasma.

Bico de corte

O bico de corte é o consumível que apresenta a possibilidade de ter maior desgaste na tocha para corte a plasma

Isso porque, é ele que está mais exposto à elevada temperatura do arco de corte, e em alguns casos, ao atrito com a chapa metálica a ser cortada.

Em muitas situações a troca dos consumíveis pode ser evitada, por exemplo, se o eletrodo de corte ainda apresentar bom estado.

Como aumentar a durabilidade?

A maior durabilidade do bico de corte será obtida se o operador seguir as recomendações quanto a: 

  • Utilização do bico de corte correto para a amperagem utilizada;
  • Diâmetro do bico de corte correto de acordo com a espessura da chapa;
  • Qualidade do sistema de ar comprimido;
  • Velocidade de corte;
  • Distância entre o bico e a chapa. 

O uso de consumíveis originais também é determinante para a maior vida útil. 

Anel distribuidor de gás

Um elemento extremamente importante na qualidade do corte e durabilidade do conjunto
bico/eletrodo é o distribuidor de gás. 

O papel dele é essencial na regulação e direcionamento do fluxo de gás necessário para o processo de corte. 

Assim, este componente exige atenção especial quanto à durabilidade por várias razões, desde a exposição a altas temperaturas, até o desgaste físico, contaminação, etc.

Caso ocorra algum dos problemas citados acima, o ar comprimido poderá não passar homogeneamente pelo sistema, resultando em um arco de plasma de qualidade inferior.

Como aumentar a durabilidade?

O anel distribuidor de gás deve ser trocado somente se for identificado sujeiras ou gordura nos orifícios que não possam ser removidos. 

Dessa maneira, o mesmo vale para rachaduras, deformações provocadas pelo arco ou desgaste excessivo.

Blindagem ou capa de proteção do bico de corte

A blindagem ou capa de proteção do bico de corte também é um componente importante no desempenho da tocha para corte a plasma

Trata-se de um componente que desempenha várias funções importantes que justificam a atenção especial à durabilidade dele, como:

  • Proteção dos componentes internos contra respingos;
  • Estabilização do arco;
  • Controle do fluxo de gás;
  • Fixação de forma correta do bico de corte na tocha.

Como aumentar a durabilidade?

A blindagem deve ser trocada somente se apresentar sinais de danos físicos. Normalmente, este consumível pode ser limpo e reutilizado várias vezes, desde que esteja em sua forma original.

Assim, deve-se observar se a blindagem está adequada ao trabalho que está se realizando, pois para corte é um tipo e para goivagem é outro.

Capacidade do compressor

Capacidade do compressor

O compressor de ar comprimido e o filtro regulador são os principais influenciadores da baixa durabilidade dos consumíveis.

A sujeira, a oleosidade e a umidade são fatores que comprometem a qualidade do corte. Além disso, eles também definem o quanto se faz necessário a utilização de um filtro e/ou um secador de ar.

Como aumentar a durabilidade?

O dimensionamento correto do compressor deve levar em consideração não somente o consumo (em litros por minuto) da tocha de corte plasma, mas também todas as demais máquinas e ferramentas que utilizam o mesmo circuito de ar comprimido.

Deve-se também utilizar purgador e filtro regulador coalescente com manômetro, com o intuito da eliminação total de qualquer impureza que possa prejudicar a vida útil dos consumíveis e a qualidade do corte plasma.

Corrente (A) ajustada no equipamento

A qualidade do corte é diretamente influenciada pela Corrente (A) ajustada no painel da tocha para corte a plasma. 

Ou seja, se ela estiver muito baixa, o corte ficará com baixa qualidade e a produtividade também será baixa. 

Além disso, se a Corrente (A) estiver muito alta e a velocidade de corte estiver muito baixa, o corte ficará com muita rebarba e a vida útil do conjunto bico/eletrodo será menor.

Isso serve também para a utilização de consumíveis que não estão de acordo com a amperagem utilizada no processo de corte.

Como aumentar a durabilidade?

A Corrente (A) de corte ajustada no equipamento deve estar adequada a espessura da chapa e a velocidade de corte.

A corrente de corte ajustada no equipamento deve estar adequada a espessura da chapa a ser cortada, tipo de material e velocidade de corte. Além disso, os consumíveis utilizados devem ser bem dimensionados, ou seja, suportar a corrente de corte utilizada.

Dicas extras

Para aumentar a durabilidade dos componentes e consumíveis da tocha para corte a plasma é importante identificar os parâmetros ideais para o serviço realizado. E, também, adotar cuidados específicos para cada um dos itens que listamos acima. 

A Balmer fornece equipamentos, acessórios e consumíveis para o seu corte plasma, bem como as especificações para melhor utilização e durabilidade do equipamento.

Por fim, não deixe de treinar o operador conforme as normas vigentes, práticas corretas de uso e manutenção preventiva do equipamento de corte plasma.

Fique sempre bem-informado sobre o assunto

Gostou de conferir as dicas que compartilhamos neste artigo? Então continue expandindo seus conhecimentos sobre tocha para corte a plasma e processos de solda com quem mais entende do assunto! Clique aqui e confira as últimas publicações do blog da Balmer.

Mesa para corte plasma MCB2 - 1530 Balmer: a melhor escolha para um corte perfeito. Acesse e confira!