Skip to main content
Ciclo de trabalho

Entenda o ciclo de trabalho em uma fonte inversora de soldagem

Se você trabalha no segmento, já deve ter notado que toda máquina de solda tem, em suas especificações, o ciclo de trabalho. Este número é a porcentagem do ciclo do tempo em que a máquina pode operar, sem sobreaquecer seus componentes.

Para esclarecer o conceito, elaboramos este artigo. Com ele, você verá o que é o ciclo de trabalho, além da importância dele para o bom funcionamento do equipamento.

O que é o ciclo de trabalho?

Na área da soldagem, o conceito indica a proporção de tempo sempre em um período de dez minutos, que uma fonte inversora de soldagem pode soldar na amperagem especificada sem sobreaquecer seus componentes.

Por exemplo, um ciclo de trabalho de 40% a 200 amperes significa que o equipamento pode ser operado por 4 minutos contínuos a 200 amperes, sendo necessário resfriá-lo por 6 minutos.

É importante que, nesses 6 minutos, a fonte inversora de soldagem continue ligada. Porém sem soldar, para que o ventilador possa resfriar mais rapidamente os componentes.

Além disso, nas fontes inversoras de soldagem, é sempre simbolizado pelo @. Também é informado pelos fabricantes em porcentagem (%), e relacionado à corrente (A) de saída.

Cálculo do ciclo de trabalho da fonte inversora de soldagem

De forma geral, é muito complicado realizar um cálculo simplificadamente, uma vez que há uma série de fatores a serem considerados. 

Algumas variáveis que influenciam, por exemplo, são:

  • Temperatura ambiente;
  • Amperagem real;
  • Potência de arrefecimento do ventilador;
  • Capacidade de entrada/saída de ar da fonte;
  • Configuração dos dissipadores de calor.

Na Balmer, a tabela de ciclo de trabalho é gerada através de gráficos nos testes operacionais das fontes inversoras de soldagem. Desse modo, fornece um ciclo de trabalho ideal em amperagens diferentes. Esses dados, inclusive, são exigidos por normas específicas como NEMA e IEC.

Ou seja, se o soldador tem uma máquina de 40% a 200 amperes, mas está operando com 100 amperes, é provável que seu ciclo de trabalho sob essa amperagem seja superior a 40%, resultando em um tempo de soldagem maior.

Assim, a recomendação é ficar alinhado com as especificações do fabricante. Afinal, é o que realmente foi testado, dando uma ideia razoável do que esperar.

Por que conhecer o ciclo de trabalho da fonte inversora de soldagem?

Ciclo de trabalho na soldagem

Geralmente, o ciclo de trabalho está ligado diretamente com a montagem e seleção dos semicondutores da fonte inversora de soldagem. Portanto, quanto mais simples for o equipamento, menor será.

Já para necessidade de soldagem com corrente e tensão elevada, normalmente sendo a demanda das indústrias, as fontes inversoras de soldagem são maiores, assim como seu ciclo de trabalho.

Por isso, permitem que elas soldem por mais tempo, ou até sem necessidade de intervalos para stand by (resfriamento dos componentes).

Vale destacar também que uma boa fonte inversora de soldagem, quando superaquecida, irá interromper o processo de soldagem e acionar aviso de sobretemperatura no painel. Neste caso, não desligue a fonte inversora de soldagem, mas sim, a deixe ligada e resfriando. Após isso, reduza o ciclo de trabalho.

Com isso, todas as máquinas Balmer possuem termopares, responsáveis pela detecção de temperatura e sinalizando quando os componentes estão sobreaquecidos.

Fonte inversora de soldagem Balmer: praticidade e flexibilidade

Fonte inversora de soldagem Balmer

Diante de tudo que você viu até aqui, a nossa dica principal é: sempre respeite o ciclo de trabalho da fonte inversora de soldagem. Caso contrário, poderá resultar em danos irreversíveis à fonte inversora de soldagem.

Outra dica bastante importante é sempre optar por comprar as melhores inversoras de solda do mercado, como as fabricadas e comercializadas pela Balmer.

Portanto, duráveis e com excelente desempenho de soldagem, os aparelhos da Balmer foram desenvolvidos para você realizar serviços com eficiência. Assim como aliar produtividade, robustez e padrão de acabamento.

Vale ressaltar que as fontes inversoras de soldagem da Balmer possuem projetos e fabricação nacional, garantindo a mais alta tecnologia pelo melhor custo-benefício!

Com mais de 450 assistências técnicas em todo o Brasil, asseguramos qualidade e segurança para o seu equipamento.

Vulcano MIG 500i: clique e acesse o catálogo!

Aproveite para continuar no nosso blog e acompanhar nossos artigos sobre fontes inversoras de soldagem.