Skip to main content
Processo de soldagem TIG

Processo de soldagem TIG: entenda sobre o assunto

A soldagem é reconhecida como um dos processos de fabricação mais importantes e populares. Entre os tipos, conheça a soldagem TIG.

Aliando alta eficiência com a qualidade do trabalho, a soldagem TIG é aplicável em diversos segmentos industriais que usam, em pelo menos um ponto da linha produtiva ou de manutenção, esse método.

Como destacado nesse artigo, a soldagem TIG é caracterizada por um arco elétrico formado entre um eletrodo sólido de tungstênio não consumível (Tungsten Inert Gas) e o material a ser soldado. Assim, eles são protegidos do ar atmosférico por um gás inerte (argônio, hélio ou uma mistura de ambos).

Para contribuir com esse tipo de soldagem, elaboramos este artigo. Nele, entenda os detalhes mais relevantes sobre o tema.

Como funciona o processo de soldagem TIG?

A soldagem TIG (ou soldagem com gás inerte de tungstênio) é um processo com gás de proteção, além de ocorrer por fusão.

Esse é um processo adotado sempre quando são exigidos cordões de solda com alta qualidade, assim como livres de respingos.

Assim, a soldagem TIG é mais utilizada para Aço inoxidável, alumínio e níquel, principalmente para chapas finas desses materiais. Também é possível sua utilização para aço carbono, ligas de silício, etc.

Assim, como apresentado neste trabalho do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG a Soldagem TIG ou soldagem a Arco Gás-Tungstênio (Gas Tungsten Arc Welding – GTAW) é um processo no qual a união é obtida pelo aquecimento dos materiais por um arco estabelecido entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a peça”.

Nesse método, tanto a proteção do eletrodo quanto da zona de solda é feita por um gás inerte, normalmente o argônio, ou mistura de gases inertes (Ar e He), livrando a atmosfera de soldagem de oxigênio, evitando assim, reações químicas indesejadas. O mesmo trabalho destaca que um metal de adição pode ser utilizado ou não no processo.

O processo de soldagem TIG exige bastante perícia do soldador

Pelas características citadas, o processo de soldagem exige bastante perícia do soldador. Assim, o profissional deve ter excelente técnica para lidar com os cuidados exigidos simultaneamente.

Ele irá manusear a tocha com uma mão e o metal de adição com outra. Ele precisa manter o arco elétrico e garantir que o eletrodo não encoste na peça trabalhada, nem no material de adição.

Vale destacar também que o metal de enchimento pode ser encontrado na forma de vareta ou em bobina de arame. Há também alimentadores motorizados de arame, que facilitam o trabalho de soldagem TIG.

Outra possibilidade é o processo sem adição de material, conhecido como solda autógena.

Quais as principais aplicações do processo de soldagem TIG?

Aplicações do processo de soldagem TIG

Como citamos anteriormente, a técnica está presente em, ao menos, algum ponto das linhas fabris que dependem de um processo de soldagem mais detalhado.

A soldagem TIG pode ser aplicada em corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). Cada forma de corrente altera a forma que os elétrons são emitidos, produzindo diferentes características de soldagem, o que traz aplicações ainda mais extensas.

É também utilizada em processos com extrema exigência da integridade da solda, como por exemplo, passes de raiz. Em geral, o método com corrente contínua é direcionada ao aço carbono e inox, cobre, níquel e titânio. Já a corrente alternada é mais voltada ao alumínio e suas ligas.

Consequentemente esse método tem uma infinidade de aplicações e em diferentes tipos de indústrias, com destaque para:

  • Indústria aeroespacial, devido à excelência do processo, assim como as excelentes propriedades mecânicas da solda;
  • Indústria nuclear, devido à maior precisão de junta no cordão e segurança no resultado obtido;
  • Gasodutos, a soldagem TIG é ideal para chapas pouco espessas e tubulações, sendo ideais para os gasodutos;
  • Indústria automotiva, na soldagem de componentes de alumínio e/ou aço inoxidável como tanques de combustíveis;
  • Estrutural, na soldagem de perfis de alumínio para estruturação temporária.

Além dessas aplicações, o processo TIG de soldagem é aplicável na fabricação de diferentes equipamentos utilizados na indústria farmacêutica e de alimentos.

Vantagens e limitações do método TIG de soldagem

Assim como todo método de soldagem, o processo TIG possui uma série de vantagens porém também tem algumas desvantagens, as limitações.

Vantagens da soldagem TIG

Por ser um processo bastante refinado, a soldagem TIG oferece um acabamento superficial e estanqueidade de excelente qualidade.

Além disso, como utiliza gás inerte para a proteção contra a oxidação pela atmosfera, não ocorrem reações entre o metal fundido e o gás de proteção. Dessa maneira, não há formação de escória e tampouco de fumo, o que confere ótima visibilidade para o soldador.

Outra vantagem é sua compatibilidade com diferentes tipos de materiais, sendo útil em diferentes tipos de indústrias. É também um método que, dependendo da necessidade, pode ser automatizado.

Assim, diante das muitas vantagens, a soldagem TIG é um método caracterizado como “limpo”, resultando em um cordão de solda com um acabamento de qualidade superior e boa aparência.

Catálogo industrial Balmer

Limitações da soldagem TIG

Para não sofrer influência de uma corrente de ar, esse método precisa ser realizado apenas em ambiente controlado (coberto), caso contrário, a proteção do gás inerte será comprometida.

Ainda em decorrência disso, essa soldagem exige do soldador boa qualificação e grande destreza durante o trabalho, consequentemente o processo tende a ser mais lento quando comparado a outros tipos de solda, caso do MIG/MAG.

Por fim, esse tipo de solda não é o mais recomendado para chapas de grande espessura, já que pode produzir quantidade considerável de fumos.

Mas, quando colocamos os prós e contras na balança, os benefícios da soldagem TIG irão pesar mais, já que promovem resultados muito significativos para a indústria, agregando valor aos seus processos.

Para saber mais sobre a soldagem TIG e as muitas outras informações relevantes do universo da solda, continue acompanhando os próximos artigos do blog da Balmer