O setor industrial tem experimentado grande evolução nos últimos anos. Impulsionada pela Indústria 4.0, a soldagem robótica começa a ser aplicada no setor.
Essa solução está transformando a maneira como as soldas são realizadas. Assim, resultando em uma série de possibilidades para tornar os processos precisos, eficientes e seguros.
Por ser um método não empregado em todas as fábricas, muitas são as dúvidas sobre sua aplicação em processos industriais. Por isso, elaboramos este artigo!
Nele, falaremos sobre a soldagem robótica, suas diferenças para os modelos manuais, principais vantagens e estratégias de uso. Acompanhe!
O que é a soldagem robótica?
A soldagem robótica é um processo que utiliza um braço articulado para unir duas peças a partir de uma junta soldada, com ou sem material de adição.
Ou seja, é o robô que realiza todo o trabalho. Ele move a tocha ao longo da junta para soldar as peças.
Essa é uma inovação que pode substituir (ou complementar) a mão de obra humana, beneficiando a operação.
Sua aplicação aumenta a precisão e reduz o desperdício em muitas operações de soldagem, como:
Tipos de soldagem realizada por robôs
Há basicamente dois tipos de soldagem robótica:
- Automática;
- Semiautomática.
Na versão automática, as peças são transportadas e fixadas por robôs e esteiras, sendo fixadas na posição correta para o robô de soldagem iniciar o trabalho.
Assim que finaliza a soldagem das peças, outro braço robótico as movem para a operação seguinte com o auxílio de outros tipos de automação.
Já na soldagem semiautomática, é o operador quem transporta, posiciona e retira a peça da célula robótica. Desse modo, fica apenas o trabalho de soldagem para o robô.
Componentes principais da soldagem robótica
A soldagem robótica é representada por um conjunto de componentes que realizam tarefas de forma automatizada e precisa após a programação
Para seu funcionamento, os seguintes componentes são necessários:
- Braço robótico: a estrutura física do robô. Ela é composta por eixos, servo motores e um braço robótico que permitem uma ampla gama de movimentos, ajudando a posicionar a tocha de solda com precisão;
- Tocha de soldagem: representa a extremidade do braço robótico, na qual ocorre a soldagem. Ela emite o arco elétrico e conduz o arame de solda para a junta;
- Fonte de soldagem: uma fonte inversora de soldagem capaz de fornecer ótima qualidade de solda, ajustes precisos e alto ciclo de trabalho;
- Alimentador de arame: conduz o arame de solda da bobina até a tocha, garantindo um fluxo contínuo de material de adição durante a soldagem;
- Unidade de refrigeração: garante o arrefecimento contínuo da tocha de soldagem, elevando sua capacidade produtiva ao máximo;
- Sistema de controle: representado por um software, é o sistema controlador de todos os movimentos do robô, assim como os parâmetros de soldagem (velocidade, corrente, tensão, dentre outros parâmetros).
Além de tudo isso, a Balmer pode fornecer estação de limpeza de tocha e célula robótica customizada, conforme a necessidade da empresa.
Por que a soldagem robótica vem ganhando espaço?
Nos últimos anos, presenciamos uma escassez de mão de obra qualificada. Para a indústria mundial, este é um dos maiores desafios enfrentados, inclusive no Brasil.
Uma pesquisa citada pela Forbes, destacou que, em 2022, 81% das empresas brasileiras enfrentavam dificuldades para encontrar profissionais qualificados. O índice é superior à média global, que ficou em 75%.
A mesma pesquisa ressaltou que a indústria pretende superar esse desafio com algumas estratégias:
- 57% oferecem mais flexibilidade para seus colaboradores;
- 40% buscam olhar para novos grupos de talentos, como profissionais mais maduros;
- 35% priorizam a automação de processos e tarefas.
Dessa forma, a aplicação da robótica corrobora com o crescimento exponencial da automação industrial.
A tendência é que este crescimento persista por muitos anos! Segundo um estudo da IDTechEx, o mercado de robótica móvel nas áreas de logística e entrega deverá se aproximar de US$ 150 bilhões até 2044.
As perspectivas para a soldagem destacam o uso de robôs como uma alternativa muito interessante para a escassez de mão de obra (soldadores) capacitada.
Também é uma forma de se adequar à pressão do mercado por qualidade, preço e eficiência.
Além disso, a soldagem robótica proporciona uma série de vantagens que estimulam o investimento, como você acompanhará no tópico a seguir.
Vantagens da soldagem robótica
O uso de braços robóticos nas etapas de soldagem apresenta diversos benefícios que contribuem para o aumento da produtividade e qualidade nos processos fabris. Veja alguns deles!
Segurança
Um dos motivos para investir em robôs de solda é a segurança. Ao utilizar células robóticas, a indústria aumenta a proteção de trabalhadores humanos.
Afinal, eles não estarão expostos às altas temperaturas, radiação, faíscas e respingos de solda.
Desperdício reduzido
Estes equipamentos estão menos sujeitos a erros. Consequentemente, geram menos resíduos e aumentam a eficácia do uso de consumíveis.
Os bicos também terão maior vida útil. Com isso, são comprados com menor frequência.
O descarte de peças soldadas por falhas manuais, como junções fracas, também será menor, economizando custos.
Precisão
Adotar um robô de solda é ideal para indústrias que realizam movimentos repetitivos e precisos de soldagem em grandes volumes de peças.
Isso ocorre porque a máquina não cansa e não tem distrações. Dessa forma, pode trabalhar com o mesmo nível de atenção da primeira à última peça!
Eficiência e produtividade
Por não precisar parar para descansar, a soldagem robótica funciona 24/7. Logo, é ideal para escalar os processos produtivos.
Isso não apenas aumenta a produtividade da empresa, mas também eleva a eficiência.
Flexibilidade
Os robôs podem ser compostos e programados conforme a necessidade, com a possibilidade de executar diferentes tipos de soldagem com alta qualidade.
Isso permite que se adaptem rapidamente aos requisitos de produção, elevando o nível de qualidade do produto acabado.
Soldagem robotizada e soldagem manual: quais as diferenças?
A escolha entre a soldagem robótica e manual ainda é uma decisão crucial para empresários. Cada método possui suas características e particularidades.
Observa-se que a robótica é mais rápida, produtiva e eficiente. Ela também:
- Proporciona menor custo por peça;
- Produz mais com maior padrão de qualidade;
- Apresenta maior agilidade do que a manual.
Porém, por serem equipamentos de soldagem altamente tecnológicos, os robôs têm elevado custos de aquisição, mesmo que no longo prazo geram economia.
Sem contar que, ao implementar uma célula robótica, você eleva a velocidade daquele processo em específico. Então, vale a pena estudar se o robô de soldagem não criará gargalos no processo seguinte ou ociosidade para o mesmo.
Por outro lado, o tipo manual é realizado por um operador humano, utilizando apenas fonte inversora de soldagem e tocha.
Esse método apresenta menor investimento, além de maior flexibilidade quanto aos tipos de solda. Entretanto, depende de bons profissionais e apresenta padrão de acabamento inferior à soldagem robótica.
Acompanhe a tabela a seguir para visualizar todas as diferenças:
Característica | Soldagem Robótica | Soldagem Manual |
Precisão | Alta | Baixa a moderada |
Consistência | Alta | Baixa a alta |
Produtividade | Alta | Baixa |
Segurança | Alta | Baixa |
Flexibilidade | Moderada a alta | Alta |
Custo inicial | Alto | Baixo |
Qualificação do operador | Alta | Baixa a alta |
Dito isso, a soldagem robótica é ideal para grandes volumes de produção, alta precisão, segurança e qualidade.
Já a soldagem manual é indicada para pequenos volumes, trabalhos em locais de difícil acesso e maior flexibilidade.
A Balmer entrega sua primeira célula robótica
Focada em satisfazer as necessidades de seus clientes, com qualidade e inovação, a Balmer sempre esteve comprometida com a oferta das melhores soluções aos seus clientes e parceiros.
Para manter esse avanço constante, desenvolvemos sua nova célula robótica. Ela consegue trabalhar com uma ampla gama de dispositivos, sendo adaptável para as mais diversas necessidades de soldagem.
O uso dessa solução permite a manutenção da precisão e da qualidade que toda indústria espera.
Recentemente, anunciamos a entrega da nossa primeira célula robótica de soldagem, realizada na IMASA. Esta entrega marca um importante passo para o avanço da empresa, oferecendo soluções de alta eficiência.
“Nossa proposta é trazer ao mercado uma solução inovadora na linha de robótica, um produto 100% customizado. O cliente traz seu projeto e nós colocamos o que há de mais adequado às suas necessidades”, complementou Derli Barboza, Diretor Comercial para o Cliente Final da Balmer.
Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre esse importante marco:
Para a Balmer, essa solução é resultado de um amplo projeto. Adotamos o que há de mais moderno em tecnologia de soldagem, proporcionando versatilidade e precisão excepcionais.
Além disso, a Balmer conta com ótimos pós-venda e assistência técnica. Oferecemos um suporte abrangente com uma equipe especializada e sempre disponível para manter sua operação sem interrupções.
Conheça detalhes sobre a célula robotizada da Balmer. Clique na imagem abaixo e saiba mais.