Skip to main content
os-principais-tipos-de-maquina-de-solda

Conheça os principais tipos de máquina de solda

Graças à evolução dos processos de soldagem, hoje as indústrias têm diversos tipos de máquinas de solda à sua disposição. Entre os mais comuns, destacam-se o eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG e multiprocessos.

Esses equipamentos são indispensáveis no setor industrial, seja na montagem de produtos e peças, na fixação de estruturas, na realização de reparos ou em qualquer outra demanda que exija a união permanente de metais ou outros materiais.

Contudo, cada modelo de aparelho oferece padrões diferentes de produtividade, acabamento e manuseio. Ou seja, a escolha da opção ideal depende muito do perfil de trabalho da empresa e das demandas do chão de fábrica. 

Pensando nessas diferenças, preparamos este artigo para esclarecer como os principais tipos de máquinas de solda se caracterizam. Leia o conteúdo e tire suas dúvidas sobre a solução mais indicada para os seus processos.

 

Quais os principais tipos de máquina de solda?

Como citamos, hoje é possível encontrar inúmeros processos de soldagem diferentes na indústria. Entretanto, existem tipos de máquina de solda bastante comuns, que se destacam pela qualidade e eficiência. Conheça as características e recomendações: 

Eletrodo Revestido

O aparelho de Eletrodo Revestido opera apenas com eletricidade. Ele é mais recomendado para trabalhos leves, mas é bastante versátil e popular entre soldadores em geral. Além de soldar ferro com facilidade, ele é muito utilizado com aço.

Seu processo cria uma massa metálica, responsável pela fixação dos materiais. Por sua vez, essa massa é trabalhada com o apoio de varetas de metal, que têm o revestimento de uma das pontas removido posteriormente para que o contato elétrico das peças fique livre.

TIG

TIG é a sigla para “Tungsten Inert Gas”, ou gás inerte de tungstênio. Como o nome indica, seu processo se baseia em um arco elétrico criado por um eletrodo de tungstênio não consumível e o material soldado, que são protegidos do ar atmosférico por um gás inerte. 

Entre os demais tipos de máquina de solda, essa possui o manuseio mais complicado e exige muita perícia do soldador. Contudo, ela é mais flexível que as demais, pode ser usada em qualquer metal e oferece padrões muito mais elevados de acabamento.

MIG/MAG

A soldagem MIG/MAG é muito utilizada pelos profissionais metalúrgicos e é bastante comum em oficinas mecânicas e em indústrias de diversos segmentos. Seu aparelho é semiautomático, o que torna a operação mais simples.

Ela utiliza arame e gás como combustível e não provoca distorções nos metais. Assim, pode gerar bons resultados até para soldadores com menos prática. Além disso, é ideal para soldagem de diversos tipos de materiais, inclusive em escalas maiores.

Multiprocessos

Graças aos avanços tecnológicos em soldagem, as indústrias já podem desfrutar dos benefícios dos diferentes tipos de máquina de solda em um único aparelho. Isso porque, a solução multiprocesso atende tanto ao modelo Eletrodo, quanto ao TIG e MIG/MAG.

Além das particularidades próprias de cada processo de soldagem, os equipamentos também podem se diferenciar quanto ao seu modo de funcionamento. Entenda melhor essa questão logo no próximo item. 

 

Como as transformadoras e inversoras se diferenciam?

Quando tratamos sobre tipos de máquina de solda, também existem diferenças entre aquelas que funcionam como transformadoras e inversoras. Apesar de atenderem às mesmas funções, ambas têm características diferentes. 

As transformadoras de solda são mais comuns nas indústrias. Isso porque, elas costumam ser mais baratas. Além disso, elas se caracterizam por serem maiores, mais pesadas, com estrutura simples e menor flexibilidade de aplicação. 

Já as inversoras são menores e mais leves. Assim, além de ganharem cada vez mais espaço no setor industrial, elas também são muito recomendadas em espaços menores, de difícil acesso ou em ambientes externos. 

Enquanto os tipos de máquina de solda transformadoras têm um funcionamento simples, as inversoras são constituídas por circuitos eletrônicos que garantem mais eficiência na mudança da corrente de tensão.

Assim, elas não perdem em nada em termos de eficiência. Na verdade, seus ajustes são mais precisos. Inclusive, é possível ajustar o número de eletrodos automaticamente, viabilizando o uso em diversos tipos de materiais.  

Além de mais modernas, práticas e eficientes, as inversoras também consomem menos energia, são mais fáceis de manusear e têm uma soldagem muito mais macia, com menos respingos e mais precisão. 

Em geral, os tipos de máquinas de solda transformadoras e inversoras cumprem as mesmas finalidades. Normalmente, a primeira é escolhida pelo bom preço e costuma atender bem às demandas das indústrias.

Já a segunda representa um avanço em soldagem e está se popularizando, tanto entre os soldadores profissionais, especialmente que realizam trabalhos externos, quanto amadores, por ser um aparelho muito mais avançado, produtivo e funcional. 

Agora que você já conhece os tipos de máquinas de solda mais comuns nas indústrias, que tal continuar se informando com os melhores conteúdos sobre o universo da soldagem? Clique aqui e veja os últimos artigos do blog da Balmer. 

Balmer by Cebora | industrial