Skip to main content

Máquina de solda: saiba como escolher a ideal!

Conhecer os critérios para adquirir uma boa máquina de solda é imprescindível para toda indústria. Afinal, a qualidade do equipamento utilizado está diretamente relacionada à precisão, eficiência, processos e produtividade no trabalho dos soldadores.

Mesmo que o processo de soldagem seja inerente ao setor industrial, adquirir o equipamento ideal ainda pode ser uma tarefa desafiadora. O motivo é que hoje há inúmeras soluções disponíveis no mercado, com características e recomendações distintas.

Para lhe ajudar a garantir uma escolha assertiva, preparamos este artigo com as melhores dicas sobre o assunto. A seguir, saiba o que considerar antes de comprar a sua máquina de solda e as diferenças entre cada modelo. Acompanhe.

 

Veja o que considerar antes de adquirir uma máquina de solda

Mesmo que existam diversas variáveis entre os equipamentos, alguns pontos básicos de atenção são indispensáveis para assegurar que a máquina de solda realmente atenda às demandas da indústria com toda a excelência desejada. 

 

Conheça os principais tipos de máquina de solda e o’que mais se adequa em sua linha de produção 

Cada modelo de máquina de solda é desenvolvido para atender a métodos diferentes de soldagem. Veja quais são os principais deles, suas particularidades como eles atendem às diferentes demandas de cada indústria: 

 

  • Eletrodo: utiliza apenas eletricidade. Recomendado para trabalhos leves, é popular entre soldadores em geral, pois solda ferro com bastante facilidade;
  • MIG/MAG: recorrente nas indústrias, utiliza arame e gás como consumíveis e é ideal para a soldagem de materiais em geral, inclusive em maior escala com um alto ganho de produtividade;
  • TIG: processo de soldagem TIG, gera um acabamento mais elevado e pode ser utilizada para soldar vários tipos de materiais e também é um dos processos que garante um melhor acabamento, mas exige muita perícia do soldador;
  • Multiprocessos: se refere às soluções capazes de realizar todos os tipos de soldagem (eletrodo, MIG/MAG e TIG) em uma única máquina de solda.

 

Ainda podemos citar outros processos especiais como a solda pulsada, duplo pulso entre outros. 

 

Conheça mais sobre o ciclo de trabalho do equipamento

É necessário observar a placa técnica de cada equipamento, e assim, sempre fiar atento ao ciclo de trabalho, tudo isso por conta de que é preciso garantir e prevenir problemas futuros. 

Confira agora alguns exemplos:

  • Em qual processo vai ser utilizado, vai ser no processo MIG, MAG, TIG ou Eletrodo Revestido?;
  • Material a ser soldado?;
  • Confira a voltagem do aparelho; 
  • Ciclo de trabalho exigido, levando em consideração o tempo que a máquina vai ficar soldando sem parar.

O tipo de material soldado e as particularidades do modelo de operação influenciam diretamente no resultado do cordão de solda. Mesmo que algumas opções sejam mais relevantes que outras, é necessário ter em mente que se deve considerar tudo o que pode influenciar, pois isso irá refletir diretamente no resultado, o qual é a qualidade e produtividade.

 

Observe a complexidade e exigências do trabalho a ser executado

Existem outros pontos que é preciso ser considerado, como: o ‘que será soldado?  Qual a penetração que é exigida nesta solda? Qual o nível de complexidade da junta a ser soldada. 

Nesse sentido, tenha atenção especial à corrente. Quanto maior ela for, melhor é a penetração. Contudo, se a sua operação não exigir grande penetração do material, você pode usar polaridade direta, garantindo uma deposição mais rápida. 

Por isso, fique atento às características da máquina de solda, existem muitos modelos no mercado e é importante ser bem analisados antes. 

 

Observe a velocidade de soldagem

É de suma importância que seja analisado a velocidade de soldagem oferecida pela máquina de solda em metros por minuto, se não for dessa forma, pode ser também observado o ciclo de trabalho. Isso é influenciado pela intensidade da corrente, diâmetro do eletrodo ou do arame.

Evidentemente, as características da sua própria operação também influenciam na velocidade do processo. Portanto, tente analisar esses aspectos sem perder de vista as especificações dos metais utilizados, a geometria das juntas, o padrão de montagem das peças, etc.

 

Conheça os tipos de equipamentos

Com todos os pontos que citamos em mente, o último passo é escolher pelo tipo de máquina de solda mais alinhado às necessidades da sua indústria. Os principais são os aparelhos de eletrodo, MIG/MAG, TIG e Multiprocessos. 

Entre as diferentes categorias de soldagem atendidas pelos equipamentos, ainda há dois modos possíveis de funcionamento, que caracterizam as transformadoras e as inversoras. No próximo item, apresentamos um breve resumo sobre cada modelo. 

Quanto ao modo de funcionamento do aparelho, os transformadores de solda são mais comuns nas indústrias. Apesar de serem mais simples e baratos, eles têm operação mais difícil, são pesados e oferecem aplicações menos flexíveis.

Já os inversores estão ganhando popularidade no quando o assunto é soldagem, principalmente no setor industrial, uma vez que conseguem atender a diversas possibilidades de utilização. Além disso, são mais práticos, modernos, compactos e leves, facilitando muito o processo.

Como é constituído por circuitos eletrônicos, o aparelho inversor é mais eficiente na mudança da corrente de tensão, consome menos energia e oferece ótimo manuseio, facilitando muito o dia a dia. Ainda vale ressaltar que ainda proporciona um resultado bem mais satisfatório do que as máquinas convencionais, facilitando assim a soldagem, com um processo de solda mais macio, preciso e com um baixo índice de respingos.

Basicamente, a máquina de solda transformadora e inversora conseguem atender quase as mesmas demandas. Enquanto a primeira é escolhida pelo preço, a segunda é indicada para quem preza por um equipamento mais avançado, produtivo e moderno.

Gostou de conhecer todos os detalhes sobre a escolha da máquina de solda? Então continue se informando sobre o universo da soldagem com os conteúdos da Balmer! Clique aqui e confira as últimas publicações do blog. 

Balmer by Cebora | industrial