Skip to main content
Mesa de corte plasma

O que é uma mesa de corte plasma? Como funciona?

A mesa de corte plasma tem se tornado indispensável nas indústrias e serviços de manutenção. Afinal, esse equipamento oferece os melhores padrões do mercado em termos de agilidade, precisão, aplicabilidade e excelência no acabamento. 

Capaz de atender aos mais diversos segmentos e de cortar metais de variados tipos e espessuras, essa solução agrega mais qualidade na preparação de juntas para solda ou no corte de inúmeras estruturas e peças.

Sabendo dessa importância, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber caso queira adquirir uma mesa de corte plasma para a sua empresa! A seguir, entenda o funcionamento, principais benefícios e aplicações.

 

Entenda o que é uma mesa de corte plasma

A mesa de corte plasma é um equipamento cada vez mais utilizado pelas indústrias e oficinas em geral. O motivo é que ela garante mais agilidade e precisão no corte de metais como aço carbono, alumínio, aço inoxidável e cobre.

Seu funcionamento se baseia no processo de formação de um gás super aquecido e ionizado, o plasma. Trata-se de uma tecnologia que utiliza eletrodos não consumíveis com gases inertes. A diferença está na fonte de energia, tensão do arco elétrico e tipo de tocha.

O equipamento é similar a fontes de soldagem inversoras, porém projetado para que o resultado obtido na saída da tocha seja um gás ionizado, em alta temperatura e alta velocidade de saída, geralmente formado a partir do ar ambiente comprimido.

Nesse sentido, o corte do metal é feito por meio de um bico que direciona um jato de gás ionizado na superfície do material. Esse gás, chamado de plasma, possui altas temperaturas. O calor elevado e a alta velocidade do jato garantem um corte limpo, preciso e com baixa zona termicamente afetada (ZTA).

A mesa de corte plasma normalmente é feita sobre uma estrutura de aço e possui motores para movimentar a tocha de forma controlada e precisa, para executar os cortes de acordo com desenhos carregados na memória do computador de controle.

 

Veja como o processo funciona

O uso da mesa de corte plasma começa com a preparação da peça que será cortada e a fixação no equipamento. Depois que o metal é posicionado, o bico de plasma é colocado próximo à superfície. 

O plasma obtido é extremamente quente, podendo chegar a 30.000 graus Celsius. Assim, quando entra em contato com o metal, ele é derretido e vaporizado. Simultaneamente, a alta velocidade do gás remove o material derretido, garantindo a precisão e limpeza do corte.

Nesse processo, o operador pode programar a mesa de corte plasma, controlando a direção e a velocidade do corte. Toda a operação é rápida, o que não compromete a qualidade e excelente acabamento em uma ampla variedade de materiais.  

 

Confira os principais benefícios e aplicações

A mesa de corte plasma é extremamente versátil para cortar metais condutores. Trata-se de um equipamento capaz de cortar materiais de diferentes tipos e espessuras, com alta velocidade e excelência no acabamento.

Além da agilidade e qualidade, outro destaque é a precisão. Ao contrário de outras alternativas semelhantes, a máquina possui riscos bastante diminuídos de deformação nas peças, já que a propagação térmica é mínima na zona de corte.

Por ser um corte preciso e limpo, a mesa de corte plasma pode dispensar a demanda por pós operação de limpeza e acabamento da peça cortada. Além disso, é um processo mais seguro, já que não depende de gases combustíveis.

Já a principal aplicação é no preparo de juntas para soldagem, que exigem uma superfície bem acabada. Assim, é comum que o equipamento seja utilizado na fabricação de estruturas metálicas, no setor automotivo, construtivo, funilarias, manutenções em geral, entre outros.

Conheça a mesa de corte plasma MCB2-1530 Balmer, a melhor escolha para um corte perfeito: Processo eficiente de corte, velocidade e facilidade na operação, corta uma ampla faixa de espessura de 0,9 a 22 mm (com a MaxxiCUT-100) e muito mais!

Gostou de saber mais sobre a mesa de corte plasma? Então continue bem informado com o conteúdo da empresa que possui maior tradição em solda no mercado brasileiro! Acesse o blog da Balmer e confira nossos demais artigos.

[Orçamento] Mesa de corte plasma | Balmer | A melhor escolha para um corte perfeito | Saiba mais