Skip to main content
Mesa de corte plasma

Sistema anti-colisão da mesa de corte plasma: o que é e como funciona?

A mesa de corte plasma está entre os equipamentos mais importantes da indústria. Afinal, ela permite cortar metais condutores dos mais diferentes tipos e espessuras, com agilidade, alta qualidade e excelente padrão de acabamento.

Considerando a relevância desse equipamento para a produtividade das operações, é evidente que seu uso deve prezar pela máxima segurança, preservando a integridade dos operadores e do seu próprio funcionamento.

Além de garantir o melhor modelo de mesa de corte plasma do mercado, a tecnologia Balmer também conta com um sistema especial anti-colisão. Entenda a importância desse diferencial e como ele funciona.

 

Por que é importante prezar pela segurança da mesa de corte plasma?

A mesa de corte plasma, como o próprio nome sugere, é uma máquina que usa plasma para cortar materiais condutores. O processo envolve o aquecimento de um gás ionizado para criar um jato que derrete o material a ser cortado. 

Como o equipamento garante um ótimo acabamento nas superfícies, ele é muito utilizado na preparação de juntas para solda. Assim, suas principais aplicações são nos setores automotivo, de construção civil, funilarias, fabricação de estruturas metálicas, manutenções, entre outros.

O funcionamento da mesa de corte plasma envolve temperaturas bastante elevadas. Por isso, seu uso deve prezar pela segurança. Afinal, o jato pode provocar queimaduras se entrar em contato com o operador.

Além disso, o plasma pode emitir gases tóxicos (que não podem ser inalados) e gerar faíscas (que aumentam os riscos de explosão). A boa notícia é que basta implementar as medidas de precaução adequadas para eliminar esses riscos.

Nesse sentido, você deve prezar pelo uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), usar os sistemas de exaustão e ventilação adequados, prezar pela qualificação dos operadores e observar as práticas de segurança recomendadas pelo fabricante. 

Ao adotar essas medidas, basta garantir que a mesa de corte plasma esteja funcionando sem obstáculos para que sua segurança seja a mais elevada possível. Para isso, você pode contar com o sistema anti-colisão da Balmer. Veja abaixo como ele funciona.

 

Como funciona o sistema anti-colisão do equipamento?

O sistema anti-colisão da mesa de corte plasma utiliza sensores capazes de detectar objetos na área de trabalho do equipamento. Quando acionados, eles impedem que a máquina colida com esses materiais durante o processo de corte.

Nas situações em que ocorre o contato indesejado entre o bico da tocha e algum metal que eventualmente esteja na trajetória do corte, esse dispositivo de segurança atua para evitar impactos que possam causar danos ao conjunto da mesa.

Os sensores ficam posicionados em pontos estratégicos. Eles emitem sinais para o software do equipamento, que interpreta as informações e ajusta a trajetória do corte para que não ocorram colisões. 

Basicamente, o sistema age impedindo os movimentos X e Y. Além disso, ele envia um alerta para a tela de operação. Assim, o operador pode retirar o objeto indesejado imediatamente, retomando o processo com mais agilidade.

Portanto, trata-se de uma funcionalidade que faz toda a diferença para garantir a integridade e produtividade da máquina. Além disso, ela evita acidentes e ajuda a garantir a segurança dos operadores. 

Agora que você já conhece o sistema anti-colisão e sua importância para a operação da mesa de corte plasma, continue ampliando seus conhecimentos sobre os universos da indústria e da solda. Acesse o blog da Balmer e informe-se com quem é especialista no assunto. 

[Orçamento] Mesa de corte plasma | Balmer | A melhor escolha para um corte perfeito | Saiba mais