Skip to main content

Tipos de máquinas de solda: O que é uma fonte inversora de soldagem?

Conhecer os principais tipos de máquina de solda usados na indústria é essencial para ter qualidade nos processos e garantir que todas as necessidades da operação sejam atendidas. Dentre os principais equipamentos, a fonte inversora de soldagem merece destaque.

Por mais que a fonte de soldagem transformadora ainda seja bastante utilizada pelos soldadores, a inversora está ganhando cada vez mais espaço no setor, por ser uma alternativa moderna e mais eficiente.

Em termos gerais, ambos desempenham a função principal. Entretanto, a fonte inversora de soldagem se destaca pela versatilidade, podendo ser multiprocessos, com tecnologia avançada, maior precisão, praticidade, mais compacta e flexível.

Mas afinal, por que as fontes inversoras de soldagem estão se destacando entre os diferentes tipos de máquina de solda? A seguir, conheça as principais características e benefícios que elas proporcionam.

O que é uma fonte inversora de soldagem?

O que é uma fonte inversora de soldagem?

As fontes de soldagem, classificadas como inversoras, utilizam-se de circuitos eletrônicos para realizar a conversão da energia de entrada. Nesse caso, é de corrente contínua, em uma corrente contínua ou alternada (dependendo do processo utilizado) na saída do equipamento. 

Nesta conversão, são utilizados semicondutores, que aumentam a eficiência destes equipamentos, quando comparados com os classificados como convencionais.

Por conta desse processo, o arco elétrico ganha mais estabilidade, resultando em uma solda de maior qualidade. 

Além disso, as fontes inversoras de soldagem são mais eficientes do que os tipos de máquinas de soldagem tradicionais, pois consomem menos energia e geram menos calor, com maior eficiência.

Na maioria dos casos, as fontes inversoras de soldagem também possuem maior possibilidade de processos e ajustes. Dessa forma, são mais eficazes e versáteis do que as máquinas de soldagem com transformador. 

As fontes inversora de soldagem são usadas para uma variedade de aplicações, incluindo:

  • Soldagem de aço carbono, alumínio, ferro fundido, aço inoxidável e outros metais;
  • Reparos de carros, caminhões, navios, aviões, etc;
  • Fabricação de peças e estruturas em geral;
  • Construção civil;
  • E muito mais.

Os modelos de fontes inversoras de soldagem podem ser encontrados em uma variedade de tamanhos e aplicabilidades. Assim, podem atender todas as demandas e necessidades dos usuários.

Por que a fonte inversora de soldagem se destaca entre os diferentes tipos de máquinas de soldagem convencionais?

A possibilidade de diferentes correntes de saída em certas fontes inversoras de soldagem permite soldar qualquer tipo de eletrodo revestido. Logo, o resultado é uma soldagem mais suave e flexível para qualquer aplicação.

Graças aos semicondutores, que são leves e proporcionam uma elevada corrente de soldagem, as fontes inversoras de soldagem possuem a metade do peso de uma máquina de soldagem transformadora. 

Por conta dessa característica, o equipamento é mais versátil. Sem comprometer a eficiência e a qualidade da solda, ele pode ser usado de maneira portátil. Assim, a aplicação é ideal para trabalhos externos ou locais pouco acessíveis.

Ideal para aplicações profissionais, com qualidade de funcionamento mais elevada e ajustes de parâmetros mais precisos. A fonte inversora de soldagem também se destaca pela facilidade de configuração e ajustes.

Além disso, utiliza-se de semicondutores de potência, contando com IGBT, diodos, capacitores e transformador, resultando em ajustes rápidos e painéis eletrônicos completos e intuitivos.

Acesse e faça um orçamento da linha Vulcano Flex MIG da Balmer!

Principais diferenciais

Em resumo, os principais diferenciais das fontes inversoras de soldagem para outros tipos de máquinas de solda são:

  • Eficiência energética: as fontes inversoras de soldagem são mais eficientes do que as máquinas de solda tradicionais, pois consomem menos energia. E também são mais seguras, pois geram menos aquecimento;
  • Menor geração de calor: geram menos calor que as máquinas de solda convencionais, o que significa que elas são mais seguras e confortáveis para ambientes de menor passagem de ar.
  • Maior estabilidade do arco elétrico: as fontes inversoras de soldagem produzem um arco elétrico mais estável do que as máquinas de solda tradicionais, o que resulta em soldas mais resistentes e de melhor qualidade.
  • Compacidade e leveza: geralmente, são mais compactas e leves do que as máquinas de soldagem tradicionais, o que as torna muito mais fáceis de operar.
  • Fácil manuseio e transporte: as fontes inversoras de soldagem são mais fáceis de manusear do que as máquinas de solda tradicionais, o que as torna uma boa opção para uso em locais remotos.

Quais as vantagens da fonte inversora de soldagem?

Como visto até agora, as fontes inversoras de soldagem são mais eficientes e com um campo de aplicação maior do que as máquinas de soldagem convencionais. Desse modo, tornam-se mais vantajosas para a indústria.

Por conta da estabilidade do arco elétrico, os soldadores garantem uma operação mais macia e precisa. Muito além da qualidade em termos de soldabilidade, isso confere um padrão mais elevado de acabamento.

Com peso e tamanho reduzidos, e a possibilidade de diversos processos em apenas um equipamento, torna-se vantajoso para as demandas da empresa.

As fontes inversoras de soldagem são eletrônicas. Assim, os curtos circuitos de soldagem tornam-se mais eficientes nas mudanças de correntes e tensão. Ao mesmo tempo, a correção do arco faz-se mais promissora, por se tratar de uma regulagem eletrônica.

Essa característica também favorece o ciclo de trabalho. Mesmo com a economia energética, o equipamento consegue manter a soldagem por mais tempo, proporcionando maior tempo de operação. 

Graças à modernidade das fontes inversoras de soldagem, sua adesão é crescente nas indústrias de todos os segmentos. Afinal, elas conferem mais qualidade, flexibilidade e economia para qualquer demanda de trabalho.

Desde 1983, a Balmer é referência absoluta neste segmento. Nossos equipamentos são de produção nacional com qualidade internacional de soldagem,  reconhecida em diversos países do Mercosul e possuindo mais de 450 pontos de assistência técnica em todos os estados brasileiros.

Quer ter acesso às fontes inversoras de soldagem que mais se destacam no segmento industrial moderno? Conheça as inversoras de solda da Balmer e descubra como nossa excelência pode impactar a produtividade da sua empresa!

Clique e acesse o catálogo da linha industrial Balmer by Cebora!