Skip to main content

Tocha para corte a plasma: o que é e para que serve?

A tocha para corte a plasma é um acessório indispensável para o funcionamento adequado do corte a plasma. O processo utiliza um arco elétrico para gerar um gás ionizado a alta temperatura. 

Basicamente, o arco de plasma, com a utilização da tocha, é focalizado no material a ser cortado. A alta velocidade do jato e a temperatura elevada do plasma fazem o material derreter rapidamente, resultando em um corte preciso e limpo.

O corte a plasma é um processo versátil e eficiente, podendo ser utilizado para cortar uma ampla variedade de materiais, incluindo aço carbono, ferro fundido, alumínio, cobre, latão, titânio e outros metais. Por isso, ele se tornou um dos métodos de corte mais populares no mercado.

Mas afinal, o que é uma tocha para corte a plasma? Como ela funciona? Para que serve? Por que é importante? Entenda todos os detalhes a seguir.

O que é uma tocha para corte a plasma?

A tocha para corte a plasma é o componente responsável por gerar o arco elétrico e direcionar o fluxo de plasma ao material a ser cortado. Ela é composta por cinco principais elementos:

  • Blindagem: Garante a proteção da tocha e do operador contra o arco elétrico e respingos do metal fundido durante o processo de corte;
  • Tampa de retenção: Tem a função de manter o bico, eletrodo e difusor de gás alinhados, protegendo-os da escória e respingos;
  • Bico de corte: É responsável por restringir o fluxo de gás e o arco que flui através dele, resultando em um arco de plasma focalizado;
  • Distribuidor de gás: Garante a distribuição homogênea e correta do fluxo de gás, proporcionando uma melhor qualidade de corte;
  • Eletrodo de corte: Possui a função de conduzir carga negativa com elevado nível de ionização do gás, permitindo assim que o arco plasma se inicie. 

Algumas tochas também são compostas por tubo de refrigeração e defletores. A Balmer fornece todos os consumíveis necessários para o seu processo de corte a plasma.

A tocha é um componente imprescindível para o processo de corte a plasma. Ainda assim, ela garante um corte de elevada qualidade e eficiência.

Como funciona?

A tocha, em contato com a fonte de corte a plasma gera um arco elétrico entre o eletrodo e o difusor de gás, consequentemente, ionizando o gás que passa pelos consumíveis, formando o plasma.

Então, o plasma é direcionado ao material a ser cortado, onde a alta temperatura faz com que esse derreta, resultando em um corte preciso e limpo.

O corte a plasma é versátil e eficiente, e pode ser utilizado para cortar uma ampla variedade de materiais de diversas espessuras. Como citamos, são essas características que tornaram o processo tão popular nas indústrias.

Qual sua importância?

Como você pôde ver, a tocha é um componente imprescindível para o processo de corte a plasma. 

Isso porque, ela garante que o corte seja realizado com o máximo de eficiência possível, agregando segurança, flexibilidade e um padrão de qualidade de acabamento elevado em todo o processo.

Para esse tipo de operação, a tocha para corte a plasma é importante por vários motivos. Isso inclui:

  • Eficiência: Garante que o arco a plasma seja utilizado da forma mais eficiente possível, resultando em economia de tempo na operação;
  • Segurança: A tocha de corte a plasma é projetada para fornecer o maior nível de segurança ao operador, minimizando o risco de queimaduras e outros acidentes;
  • Flexibilidade: A tocha de corte plasma possui flexibilidade para aplicação de diversas formas de corte, como por exemplo, cortes fora de ângulo e em locais remotos. Sem contar que certas tochas possuem possibilidade de automação, se tornando um acessório extremamente versátil;
  • Qualidade: A tocha de corte a plasma fornece um arco focalizado e eficiente, resultando em um corte preciso e limpo, agregando qualidade ao processo.

Gostou de saber mais sobre a tocha para corte a plasma? Quer continuar bem informado sobre os melhores equipamentos para a indústria? Acesse o blog da Balmer e não perca nossas últimas publicações! 

Mesa para corte plasma MCB2 - 1530 Balmer: a melhor escolha para um corte perfeito. Acesse e confira!