Skip to main content
Máquina de solda: diferenças entre a fonte inversora e transformadora

Máquina de solda: diferenças entre a fonte inversora e transformadora

Você está considerando investir em máquina de solda para a sua empresa? Então saiba que há algumas opções à disposição, caso da moderna fonte inversora e do tradicional transformador.

Conhecer as principais diferenças entre esses tipos é essencial para compreender qual é a solução mais adequada para atender às necessidades em soldagem do seu negócio.

Diante disso, elaboramos este artigo. Nele, você irá entender as principais diferenças entre os tipos de fonte inversora de soldagem e as transformadoras. Veja os detalhes mais importantes sobre o tema, que vão ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

 

O que é uma inversora de soldagem?

 A fonte inversora de soldagem é uma máquina de solda que tem ganhado espaço e relevância em muitos processos, em decorrência de muitos fatores, como ciclo de trabalho bem mais eficiente.

Este equipamento de soldagem utiliza circuitos eletrônicos para realizar a conversão da energia de entrada. 

Nessa conversão, são utilizados semicondutores, responsáveis por aumentar a eficiência dos equipamentos, quando comparados com os convencionais.

Por conta desse processo, o arco elétrico se torna mais estável, resultando em uma solda com um padrão de qualidade muito maior.

Sem contar com a vantagem de que as fontes inversoras de soldagem Balmer podem, e normalmente são, multiprocesso. Tal característica viabiliza ainda mais o investimento nesse tipo de equipamento, podendo soldar MIG/MAG, TIG e MMA

As fontes inversoras Balmer também possibilitam o uso de diferentes formas de onda de soldagem em apenas um equipamento, e também processos especiais como pulsado, duplo, pulso, short, etc.

Elas se destacam também pelo tamanho, bem mais compacto que o transformador. Logo, facilitando o transporte.

Além disso, estes equipamentos oferecem uma série de outras vantagens. Por se tratar de circuito eletrônico, ela conta com maior segurança, acionando alarmes para diferentes possíveis erros. 

Sua eficiência energética é também muito maior, consumindo menos energia elétrica e sendo responsável pela redução de custos operacionais, bem como maior praticidade e parametrização de processos.

Conheça as melhores soluções para soldagem industrial com a Balmer by Cebora.

Máquinas de solda linha industrial BALMER by CEBORA

O que é a transformadora de solda?

Com função semelhante ao equipamento anterior, a fonte transformadora de soldagem é utilizada para unir materiais metálicos por meio de um transformador elétrico.

Sua função é converter a tensão elétrica de entrada em uma tensão mais baixa de saída, tornando-a adequada para soldagem. 

Conhecida pela alta durabilidade, normalmente, é utilizada no chão de fábrica e em processos de soldagem em ambientes pesados.

Seu princípio de soldagem é similar as fontes inversoras de soldagem, porém, geralmente, é possível apenas um processo de soldagem, como MIG/MAG, ou TIG, ou MMA.

Também comparando o consumo de energia, a fonte transformadora consome mais energia do que a fonte inversora, e seu peso é normalmente superior. Sem contar que o ciclo de trabalho da primeira comparado à segunda, normalmente, é bastante inferior.

Para saber mais sobre como funciona o ciclo de trabalho das máquinas de solda, confira este artigo.

 

Fonte inversora de soldagem e transformadora: conheça as 6 diferenças dos tipos de máquina de solda

Fonte inversora de soldagem e transformadora

Como já destacamos, a fonte inversora e a transformadora possuem o mesmo princípio de soldagem, sendo capazes de atender demandas de natureza similar.

Porém, os dois tipos têm algumas diferenças, principalmente quanto ao funcionamento e às características operacionais. Conheça 6 das principais particularidades que diferenciam os dois:

1. Performance

Pelo tamanho e peso reduzidos, costumamos acreditar que a fonte inversora de soldagem é menos eficiente que as transformadoras. Entretanto, ela oferece uma performance ligeiramente melhor.

A inversora pode possuir diferentes tensões de entrada, com seleção manual ou automática. 

Por meio de conversores de potência, transforma a corrente alternada de entrada em corrente contínua ou corrente alternada e contínua. Com grande estabilidade de arco elétrico devido ao ajuste eletrônico em tempo real de tensão e corrente. Isso melhora significativamente o processo, resultando em uma solda de qualidade.

2. Economia

A fonte inversora de soldagem pode possuir diferentes tensões de entrada, com seleção manual ou automática.

Com grande estabilidade de arco elétrico devido ao ajuste eletrônico em tempo real de tensão e corrente, melhora significativamente o processo, resultando em uma solda de qualidade.

Graças a variação de corrente e tensão citadas acima, as fontes inversoras também consomem menos energia do que as transformadoras. Normalmente exige uma rede elétrica de alta tensão, de nível industrial.

As fontes inversoras de soldagem, muitas vezes, podem ser ligadas em instalações simples, como em tomadas monofásicas. Além de proporcionar economia de energia elétrica, permitem a operação nos mais variados lugares, flexibilizando o trabalho e a aplicação conforme a necessidade.

3. Mobilidade

Muitas das fontes inversoras de soldagem apresentam dimensões e peso reduzidos quando comparadas às transformadoras. Além disso, possuem alças e ergonomia de forma que facilite o transporte, garantindo mobilidade.

As fontes inversoras de soldagem podem ser levadas para realização de trabalhos externos, inclusive em locais de difíceis acessos e soldagem fora de ângulo com maior precisão, como é o caso da soldagem de tubos, pontes, navios, barcos, etc.

As fontes transformadoras, por sua vez, podem soldar os mesmos materiais, porém com maior dificuldade de locomoção e acessibilidade. Por isso, muitas vezes são mais adequadas para uso no chão de fábrica, com destaque para a robustez e para a resistência sob condições mais severas.

4. Usabilidade

Em uma fonte inversora de soldagem, o funcionamento baseado em microprocessadores agrega muita eficiência e precisão na variação de corrente e tensão. Assim, os melhores modelos conseguem adequar-se a qualquer necessidade de mercado.

Com isso, os soldadores garantem uma operação mais prática e de maior qualidade em relação às fontes transformadoras, já que o equipamento inversor possui displays digitais, configurações intuitivas e completas.

5. Configurações

As fontes inversoras de soldagem Balmer possuem possibilidades bastante interessantes para seu negócio. Sua configuração de soldagem pode incluir diferentes formas de ondas e diferentes processos, como, por exemplo: 

  • Corrente contínua;
  • Corrente alternada;
  • Onda quadrada;
  • Onda senoidal;
  • Onda triangular, 
  • Onda trapezoidal;
  • Pulsado;
  • Duplo Pulsado;
  • 3D Pulsado;
  • Short HD;
  • Root;
  • SRS;
  • Sinérgica;
  • Entre outros.

Outra vantagem é o ajuste contínuo e automático da corrente e tensão, garantindo um arco elétrico estável para todos os processos disponíveis na fonte inversora de soldagem.

6. Acabamento

Somada a estabilidade de arco e ajuste de processos precisos conforme a necessidade, a fonte inversora contribui para um procedimento de soldagem mais suave, macio, estável e com menor índice de respingos.

Por isso, o padrão de acabamento também é mais elevado, principalmente em comparação com a fonte transformadora.

 

Máquina de solda Balmer: qualidade, flexibilidade e economia

Máquina de solda Balmer

Graças à modernidade das fontes inversoras de soldagem, a adesão deste tipo de equipamento é crescente nas indústrias, oficinas e serralherias. Elas conferem mais qualidade, flexibilidade e economia para várias demandas de trabalho.

Mas, dependendo da necessidade, a transformadora de solda pode ser também uma excelente opção, conferindo robustez e qualidade à soldagem.

Assim, independentemente do modelo escolhido, a Balmer será a parceira ideal para seu negócio!

Desde 1983, a Balmer é referência absoluta em fontes de soldagem. Com produção nacional e qualidade internacional de soldagem, reconhecida em diversos países do Mercosul, possui mais de 450 pontos de assistência técnica em todos os estados brasileiros.

Possuímos ainda peças de reposição a pronta entrega, impedindo que seu negócio fique parado por falta de peças.

Quer ter acesso às fontes inversoras de soldagem e transformadoras que mais se destacam no segmento industrial? Então conheça as fontes inversoras de solda VULCANO FLEX MIG.

Acesse e faça um orçamento da linha Vulcano Flex MIG da Balmer!